Conheça a Reserva Natural de Guaricica em Antonina

Em 25 anos a região foi reconstruída ecologicamente. A reserva é localizada no maior remanescente contínuo do bioma Mata Atlântica; no seu processo de reconstrução, mais de 750 mil mudas de árvores nativas foram plantadas.

Compartilhe este post

A reserva é localizada no maior remanescente contínuo do bioma Mata Atlântica; no seu processo de reconstrução, mais de 750 mil mudas de árvores nativas foram plantadas.

Uma região que mudou da água para o vinho: do desmatamento acelerado para um paraíso de 9 mil hectares de mata nativa. O Plug está na Reserva Natural Guaricica, em Antonina! Por lá, em 1999, as terras eram usadas para criação de búfalos e desmatamento da mata para espaço de pasto. Agora, já se vão 25 anos de um longo processo de restauração ecológica e que está longe de terminar.

A região é administrada pela Sociedade de Proteção à Vida Selvagem (SPVS) e é localizada no maior remanescente contínuo do bioma Mata Atlântica. O passeio começa no pé da Serra em Antonina onde encara uma estrada até Guaraqueçaba, aproximadamente 25 quilômetros.

No processo de reconstrução, mais de 750 mil mudas de árvores nativas foram plantadas e, quem mais ajudou nesse plantio e manutenção, foram as pessoas que anteriormente trabalhavam na criação de búfalos, mas passaram a trabalhar na SPVS.

Durante o passeio, Michelly Correa conhece o famoso “açaí paranaense”. Sim, ele existe!

Na região de mata nativa, quem se destaca é a Palmeira Juçara, que apresenta sementes que podem ser utilizadas para produção da polpa, chamada então de açaí paranaense. Vale ressaltar que a polpa é altamente nutritiva e possui antioxidantes que retardam o envelhecimento celular.

Infelizmente, a Palmeira Juçara está em risco de extinção devido à exploração clandestina do palmito.

O passeio segue no barco pelo rio Cachoeira. Importante lembrar que a proteção das florestas da região têm importância também para evitar o processo de assoreamento que acaba sedimentando a baía de Antonina e dificultando, inclusive, a atividade portuária.

Confira também

Pico Paraná o maior do sul do Brasil
Notícias

Conheça o Vale do Gigante – Antonina

Turismo de natureza, rafting, flutuação, trilhas, observação de aves, montanhismo, a primeira colônia japonesa do Paraná e muito mais, por Marcos Cruz – IAMUQUE –